quarta-feira, 19 de maio de 2010

O DESBRAVAMENTO DO SUL E A OCUPAÇÃO CASTELHANA



Apresentação do livro “O Desbravamento do Sul e a Ocupação castelhana” de autoria de A. F. Monquelat e V. Marcolla.



APRESENTAÇÃO

A compreensão do processo de constituição político-social da região Meridional na América do sul, particularmente da região hoje compreendida pela República do Uruguai e pelo Estado brasileiro do Rio Grande do Sul tem representado um desafio aos seus estudiosos.
Há sem dúvida, muitas lacunas que precisam ser preenchidas como, provavelmente, muitas assertivas e, eventualmente, muitas conclusões que necessitam ser refeitas, re-elaboradas e mesmo rechaçadas. O que, sob certo aspecto, é o processo natural de evolução da ciência e, de modo especial, do conhecimento histórico, que é realizado muito mais sob “verdades provisórias” do que sob dogmas.
Em muitos casos a explicação para a superficialidade e/ou imperfeição das análises em relação á gênese da formação histórico-social deste território está associada às dificuldades de acesso às fontes primárias e mesmo à inexistência delas. De modo que, a “produção”, organização e divulgação de documentos históricos como se propuseram MONQUELAT & MARCOLLA se constituem em fenômeno alvissareiro, pois nos brindam com uma contribuição à historiografia da região pampeana de sobeja e reconhecida importância.
Evidentemente, como os próprios autores sinalizaram, na medida em que relutaram ao extremo em imiscuir-se nos documentos apresentados, a apreensão dos mesmos deve ser feita à luz dos conhecimentos históricos dos leitores e em confrontação com outras fontes históricas que possam permitir a comparação e eventuais referendos às informações históricas que os diversos atores do processo de ocupação da região em análise deixaram gravados em seus escritos.
Assim é importante conferir as concepções sobre os acontecimentos objeto deste livro que o leitor naturalmente elaborará com a de outros autores que já direta ou indiretamente se debruçaram a analisar este período da formação sócio-histórica do Rio Grande do Sul. Dentre eles destaco o trabalho de Aurélio Porto, João Borges Fortes, J, Hafkemeyer e o próprio Visconde de S. Leopoldo, de certa forma, o pioneiro.
De maneira que estas múltiplas visões deverão transformar-se em sínteses capazes de serem elementos geradores, por sua vez, de novas perspectivas históricas.
O que precisa ser ressaltado é que todo o trabalho que se destine a socializar fontes primárias é passível de encômios e é o caso deste que, por tudo isto, significa uma contribuição inestimável e que deverá constituir-se como valioso subsídio para novas investigações.
Espero que todos façam uma boa leitura e realmente apreendam as reais e efetivas contribuições de que este trabalho é constitutivo.

Fevereiro de 2010.

Elomar Tambara
Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação
 em Educação (FaE/UFPEL)





Locais onde este livro pode ser adquirido:
Big Ben Conveniências (Nacional da Cohabpel)
Revistaria Ler & Lazer, Santa Cruz, esq. D. Pedro II
Sebo Icária, Tiradentes, entre 15 e Anchieta
Livraria Monquelat – Rua General Telles, nº 558

Nenhum comentário: